Bairro Gutierrez: matança de gatos provoca revolta

Publicado em
Mais três gatos foram encontrados mortos no bairro Gutierrez. A suspeita é de envenenamento. Foto: MMDA

O Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) denunciou hoje, 24, a matança de mais três gatos comunitários, no bairro Gutierrez. Os animais de rua são cuidados e alimentados por protetores voluntários. Uma das vítimas foi levada para necropsia na UFMG, tendo em vista que a principal suspeita é de envenenamento, o que configura crime ambiental previsto na Lei Federal 9.605/98, art. 32, e Lei Estadual 22.231/2016. Além dos felinos, pombos também morreram.

Os animais foram encontrados nas imediações das ruas Benjamin Jacob e Fernando Feio, mesmo local em que outros quatro gatos foram vitimados nos dias 25 e 26 de dezembro de 2017. “Estamos denunciando e pedindo apuração e punição para quem maltrata, tortura e mata animais. Pedimos também à população que denuncie esses agressores. A lei que prevê punição para maus-tratos  foi regulamentada em dezembro e precisa ser aplicada”, declarou o MMDA.

A instituição também luta pela efetiva aplicação da Lei Estadual 21.970 de 2016 que dispõe sobre o manejo ético de cães e gatos, prevenindo e combatendo o abandono e o descontrole populacional no estado.

ONDE DENUNCIAR

Criada em 2013, a Delegacia Especializada de Investigação de Crimes contra a Fauna, localizada no Carlos Prates, surgiu com o objetivo de averiguar denúncias relativas ao crime de maus-tratos aos animais. Segundo o artigo 32 da Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, praticar atos de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é considerado crime, com pena de detenção de três meses a um ano e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, em caso de óbito. Mas denúncias podem ser feitas também pelo telefone do Ibama, Disque Meio Ambiente e outros.

 

  • Delegacia Especializada de Investigação de Crimes contra a Fauna –  Rua Piratininga, 105, Carlos Prates. (31) 3212-1339 ou (31) 3212-1356
  • Ibama/Linha Verde: 0800 61 80 80
  • Disque Meio Ambiente: 0800 11 35 60
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Polícia Militar: 190
  • Ministério da Justiçawww.mj.gov.br

 

 

 

Um comentário para “Bairro Gutierrez: matança de gatos provoca revolta

  1. Também no Gutiérrez existem gatos sendo maltratados na rua cura dars esquina c herculano de freitas.eles vivem lá há mais de 30 anos e agora moradores novos querem nos impedir de alimenta Los.com este calor tiram até a água deles que só podem se alimentar e beber água a noite quando ficamos vigiando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*