Animais de estimação podem ter febre amarela?

Publicado em

 

O aumento dos casos de febre amarela pelo país vem colocando a população em alerta. Com o avanço da enfermidade, muitos tutores questionam como manter os animais protegidos. Mas os especialistas esclarecem: “Os cães e gatos não são afetados pela doença. Os humanos e os macacos são os únicos hospedeiros da doença que é transmitida por meio da picada de um mosquito infectado”, explica a veterinária Priscila Brabec, da Ceva Saúde Animal.

Contudo, é importante proteger os animais dos mosquitos. Isto porque eles correm o risco de serem infectados com graves  doenças como a  Leishmaniose e a Dirofilariose. A Leishmaniose é uma zoonose de alto poder endêmico transmitida para os cães através da picada de um flebotómo infectado, o mosquito-palha. Um animal positivo para leishmaniose serve como reservatório para o vetor, aumentando assim o risco de transmissão da doença para os humanos e outros cães. A doença pode demorar até dois anos para manifestar os sintomas, entre eles perda de pelo, úlceras, descamações, feridas de difícil cicatrização. É comum também a presença de onicogrifose, que é o crescimento anormal das unhas.

Já a Dirofilariose, popularmente conhecida como “verme do coração”, é comum em cidades litorâneas e de clima tropical. A transmissão da doença é feita principalmente através do mosquito Aedes aegypti, que inocula as microfilárias no cão através da picada. Normalmente a Dirofilariose se manifesta através de forma cardiopulmonar, comprometendo o coração e o pulmão. Os sintomas associados são emagrecimento, intolerância ao exercício, tosse, letargia, dispneia, síncope e distensão abdominal.

“Essas doenças são graves e podem até mesmo levar os animais ao óbito. Por isso, é importante que os cães estejam sempre protegidos contra a picada de insetos, através do uso de produtos repelentes. É a melhor forma de evitar sua infecção”, explica Priscila.

Fonte: https://www.ceva.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*