Primeira escola de BH completa 115 anos

Publicado em

Fica no bairro Floresta, na movimentada esquina das ruas Jacuí e Pouso Alegre, a primeira escola de Belo Horizonte. Fundado em 1903, seis anos depois da inauguração da capital mineira, o Colégio Santa Maria funcionou no palacete Antônio Olinto, atual igreja de Lourdes. Foi transferido para outro palacete, o do Conde de Santa Marinha, próximo à Praça da Estação.

Em 1909, no entanto, a escola, inaugurada por irmãs dominicanas, ganhou endereço definitivo no bairro Floresta. Hoje, a unidade ocupa mais de 14 mil metros quadrados e ali estudam aproximadamente 2,2 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio.

Recentemente, para comemorar seus 115 anos, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrou missa na capela Nossa Senhora do Líbano, que também integra o complexo da instituição. Outro motivo para festejar é o pódio de seus alunos na competição Canguru de Matemática Brasil 2018. Dos 312 participantes, 27 levaram medalha de ouro, 87 de prata e 198 de bronze.

A segunda instituição de ensino a abrir as portas em Belo Horizonte foi a Escola Estadual Barão do Rio Branco, atualmente, na avenida Getúlio Vargas, no Funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *